Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Dr. Metry Bacila recebe o Pritaneu

30/10/2007

Dr. Metry Bacila

Da esq. p/ dir.: EGD Hilton Dácio Trevisan, Companheiro Heron Arzua,
Dr. Metry Bacila e o Presidente Sylvio Machado.

 

Em concorrida e emocionante reunião, o Rotary Club de Curitiba Oeste concedeu o Prêmio Pritaneu dos Profissionais Notáveis ao Professor Dr. Metry Bacila.

Na oportunidade o homenageado recebeu também, como é de costume, o Troféu Guido Arzua.

Conheça mais sobre o Programa Pritaneu, clicando aqui.

Abaixo o currículo resumido do Dr. Bacila.

METRY BACILA

Natural de Palmeira, PR, onde nasceu a 22 de junho de 1922, filho de Amin Bacila e de D.Victoria Bacila. Casado com D. Célia Schiffer Bacila, tiveram três filhos, Célia Regina, Maurício e Maria Sílvia e três netos, Matheus, 16 anos, Bernardo, 9 anos e Fernando, 7 anos, alunos do Colégio Bom Jesus.

Fez seu curso primário no Colégio Imaculada Conceição de Palmeira, o curso secundário no Liceu Rio Branco de Curitiba e o Curso Pré-Médico no Ginásio Paranaense, hoje Colégio Estadual do Paraná.

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, na vigência da Beca Julio A. Enz fez Pós-Doutoramento no Instituto de Investigaciónes Bioquímicas de Buenos Aires com o Prof. Luis Frederico Leloir, futuro Prêmio Nobel de Medicina e, com bolsa da Fundação Rockefeller, no Departamento de Medicina da Universidade de Chicago, com o Prof. Dr. E. S. Guzman Barron.

Dedicado ao ensino e à pesquisa científica foi Interno da Cadeira de Física Biológica, Chefe dos Laboratórios de Física Biológica (Prof. Dr. Arthur Otto Schwab) e de Química Fisiológica (Profa. Dra. Maria Falce de Macedo), Diretor do Laboratório de Análises Clínicas da Clínica Neurológica (Prof. Dr. Octávio da Silveira) e Livre-Docente de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, Professor Catedrático de Química Orgânica e Biológica do Curso de Medicina Veterinária da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná e Professor Catedrático de Bioquímica e Biofísica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

Fundador da Disciplina de Bioquímica do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Faculdade de Medicina de Jundiaí, da qual foi Diretor, prelecionou cursos especiais de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo implantado atividades de pesquisa no Instituto Zimotécnico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Piracicaba – da Universidade de São Paulo. Criador do Serviço de Bioquímica e Chefe da Divisão de Patologia Experimental do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas do Paraná, foi fundador e Diretor do Instituto de Bioquímica da Universidade Federal do Paraná e criador dos Cursos de Pós-Graduação em Bioquímica e em Ciências Veterinárias, tendo contribuído com a preparação e a formação de Mestres e Doutores que hoje pontificam no ensino e na pesquisa em nosso País. Como membro do Conselho Deliberativo da CAPES, do Ministério da Educação, exerceu fundamental atividade no desenvolvimento do ensino e da pesquisa científica na área da Bioquímica, em entidades universitárias de todo o País.

Integrante do Programa Antártico Brasileiro, implantou, em 1984, com seu grupo de pesquisadores, as atividades de pesquisa biológica na Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, atuando com o seu grupo de pesquisadores antárticos até a presente data. Nesse contexto, dirigiu, construiu e inaugurou, em Pontal do Sul, o Centro de Biologia Marinha, hoje Centro de Estudos do Mar, quando Diretor do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, Centro esse criado que foi pelo saudoso Professor Milton Miró Vernalha.

Do Corpo Editorial de Brazilian Arechives of Biology and Technology e de Archives of Veterinary Science, é Autor de livros científicos publicados no Brasil e no exterior e de mais de quatrocentos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e do exterior, vem contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica entre nós e a sua divulgação nos meios científicos do País e do exterior.

No que se refere a livros científicos, a sua contribuição tem sido meritória, com vários títulos publicados (Bioquímica, Villela Bacila e Tastaldi, agora em sua 6a. Edição; Técnicas e Experimentos de Bioquímica, Villela Bacila e Tastaldi, agora em sua 2a. Edição, Biochemistry and Genetics of Yeasts, Bacila, Horecker e Stoppani, publicado pela Academic Press, New York; Bioquímica Veterinária, Bacila, Robe Editorial, São Paulo, em 2a. Edição publicada em 2003.
Em colaboração com o Prof. Dr. Heitor S. G. Medina, está em piublicação importantíssimo livro: Medina, H.S.G e Bacila, M. Metodologia para o Estudo de Impactos Ambientais.

HONRARIAS E DISTINÇÕES

Foi distinguido com as seguintes honrarias:

- Prêmio "Raul Leite"(1946): Primeiro lugar nas defesas de teses de doutoramento, Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná.

- Prêmio "Beca Julio A. Enz" para atividades de Pós-Doutorado na República Argentina.

- Fellowship da Rockefeller Foundation para atividades de Pós-Doutorado na Universidade de Chicago.

- Professor Emérito da Universidade Federal do Paraná.

- Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Jundiaí, São Paulo.

- Professor Senior da Universidade Federal do Paraná

- Prêmio de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná.

- Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

- Membro da American Society for Advancement of Science.

- Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

- Membro Honorário da Academia Paranaense de Medicina.

- Visiting Scientist, Roche Institute for Molecular Biology - USA.

- Visiting Professor, New York University College of Medicine - USA

- Visiting Professor, Albert Einstein College of Medicine, Yeshiva University, NY, USA

- Visiting Scientist, Johnson Foundation, University of Pennsylvania - USA

- Diploma de Honra ao Mérito Médico Nacional – Federação Brasileira de Academias de Medicina.
-
- Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

- Comenda da "Ordem do Mérito Veterinário", Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária.

- Diploma de Mérito Médico Veterinário, Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária

- Illuminated Diploma of Honour in Biochemistry – The 20th Century Award for Achievement - International Biographical Center – Cambridge, England.

- Diploma de Louvor da Câmara Municipal de Curitiba

- Membro da Academia Paranaense de Letras

- Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná

- Participante, como conferencista, de Simpósios e Reuniões Científicas nacionais e internacionais.

 

  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri