Sexta-feira, 17 de agosto de 2018 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Gerdt Hatschbach é o Pritaneu 1994

25/10/1994

Gerdt Guenther Hatschbach - Pritaneu 1994Em almoço muito concorrido e em meio a muita emoção e alegria, o Rotary Club de Curitiba Oeste concedeu ao Professor e Botânico Gerdt Guenther Hatschbach, o Título de Pritane 1994, parte de um programa denominado Pritaneu que anualmente no mês de Outubro agracia Profissionais Notórios que apresentaram e apresentam boa reputação e ilibada conduta, no campo das atividades econômicas e sociais, públicas ou privadas.

O referido título pode ser concedido a qualquer pessoa indicada para membro do Pritaneu pelos Companheiros do Oeste e referendada pelo seu Conselho Diretor, preferencialmente a pessoas não tenham a condição de Rotariano. Porém, neste ano a indicação recaiu sobre este nobre Companheiro que, dentre inúmeros e importantes títulos, recebeu a mais alta comenda de Rotary International - "Service Above Itself" (serviço acima de si mesmo).

O agraciado por vezes emocionou a compenetrada platéia, ao fazer referência a situações de sua vida pública, as quais foram determinantes para a concessão do Prêmio.

O Título Pritaneu foi uma inspiração do Diretor de RI 1983/1985 Guido Arzua, em 1990. De lá para cá já foram agraciadas as seguintes personalidades de nossa sociedade:

em 1990 o Pastor e Professor OSWALDO SOEIRO EMRICH e o Professor Dr. RICARDO PASQUINI;

em 1991 a segunda edição do Programa foi CANCELADA devido ao não comparecimento do Gov. Jaime Lerner;

em 1992 o Professor Dr. JULIO CEZAR UILI COELHO e a Professora MARIA DE LOURDES CANZIANI;

em 1993 o Empresário Dr. FRANCISCO CUNHA PEREIRA Fº e o Médico e Prof. LUIZ ROBERTO GOMES VIALLE;

e finalmente em 1994 o Professor e Botânico Gerdt Guenther Hatschbach.

Para instituição deste notável programa, o Companheiro Guido inspirou-se na Grécia antiga, onde havia uma instituição denominada Pritaneu. Era o lugar de reunião dos Pritanes, acompanhados de grande número de funcionários públicos e certos cidadãos, a quem se concedia tal privilégio em recompensa pôr expressivos serviços prestados à Pátria. Por extensão, o Pritaneu era um estabelecimento fundado em favor dos Beneméritos da Pátria.

Conheça um pouco doProfessor Gerdt Guenther Hatschbach

GERDT HATSCHBACH é natural de Curitiba, nascido em agosto de 1923.

Está entre os 10 maiores botânicos vitalícios da Sociedade Internacional de Botânica.

É graduado em Química e pos-doutorado pela UFPR .

Pesquisador senior do Museu Botânico Municipal, foi responsável pela implantação do primeiro Museu Botânico do Brasil, localizado no Passeio Público, em 28 de junho de 1965, doando inclusive, seu acervo pessoal, entre plantas e livros.

Sua vida é dedicada à Botânica e sua contribuição é extremamente significativa; seu trabalho e dedicação ao meio ambiente e seu comprometimento com a natureza são exemplares e dignos do reconhecimento público.

  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri