Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Amanda direto da Eslováquia

16/11/2008

Dobrý deň.

Volám sa Amanda Marques. Mám šestnásť rokov. Som z Brazílie, tak som Brazílčanka. Bývam v Curitibe, oni je najväčší mesto v štát. Páči sa mi to cestovanie lietadlom. Ja cestovala som lietadlo do Budapešť ale ja cestovala som auto do Košice.

Ja bývam v Brazílie. Je krásna a veľká krajina. Má pekný plazy. Ja hovorím po anglicky a portugalsky.

Mám rada počúvať hudba.

Moje vlasy sú čierne, čeverné a dlhé. Moje oči sú hnedé.

Moja mama je sestra, jej meno je Ana. Môj otec volá sa Romildo a môj brat volá sa Bruno. Moja rodina je malá. Ja trenovám moderná gymnastika. Ja išla som pešo do školy, v Brazílie. Ja rád zimu, tak ja rád kedy je zima.

Ja som cestovala na Slovensko prvého augusta a som cestovala na Chorvátsko tretieho augusta. Ja budem rozumieť dobre po slovensky, tak ja študujem. Áno, som študentka.

Ďakujem veľmi pekne.

Do videnia.

Oi Brasil!

Depois de mostrar uma apresentação básica em eslovaco, que foi realizada no dia 28 de Agosto, venho aqui relatar como foram esses primeiros meses aqui na Eslováquia.

Eu já comecei meu intercâmbio com viagens, porque desembarquei em Budapeste, na Hungria. (ô cidade linda!) Se passaram então, 3 horas de viagem, de carro. (Para países da Europa, não e uma viagem longa, mas para mim, foi. Eu não via a hora de chegar logo em Košice.)

Quando eu finalmente cheguei, me deparei com uma cidade LINDA, como Budapeste. Uma cidade com um enorme centro histórico. Passei por vários lugares, mas não tínhamos tempo para parar e ver, a cidade me parecia grande e muito movimentada, mas esse pensamento foi mudando durante o tempo.

No terceiro dia em Košice, eu e minha Host family fomos viajar. Qual o destino? Bom, Novalja (leia-se: Novalia), Ilha de Pag (leia-se Pak), na Croácia. Fomos com amigos, e ficamos uma semana la. Divertido? Claro que foi. E a partir dai eu descobri que na Eslováquia, os horários não são os mesmos que no Brasil. Foi uma semana longa, e isso ajudou a perceber que os europeus amam o verão.

Se as vezes, você, quando sai de uma aula de inglês, continua pensando em inglês, imagine quando está so falando nesse idioma por 3 meses?! Bom, devem imaginar como é. Por mais que você não queira, passa a pensar em inglês por maior parte do tempo. É nessas horas que em fazemos de tudo para encontrar alguém que fale português, mas digamos que na Eslováquia isso é muito raro, mas nao impossível de se encontrar. =D

Quando nós, intercambistas, paramos para escrever algo para o país de origem, começamos a sentir o mesmo quando alguém vem nos perguntar de novidades ou de notícias. À primeira vista, pensamos em dizer que não temos (e dizemos), mas isso não faz o menor sentido! Estamos em outro país por algum tempo já! Temos a impreção de não fazer nada, como se o intercâmbio fosse algo bem entediante, mas na realidade, não é, o problema é que não sabemos o que é pertinente comentar, ou não, e ainda pra ajudar, são muitas coisas pra falar, que ficamos confusos. =P Ainda mais eu, que agradeço muito por estar no Leste Europeu. Não que os outros lugares não sejam bons, muito pelo contrário, mas aqui tem-se a vantagem de os países serem pequenos e você pode visitar vários lugares BEM diferentes. Assim tenho MUITAS novidades.

O bom é poder dizer que me sinto em casa aqui, a Eslováquia nao é muito diferente de Curitiba. Notei uma grande semelhança quando visitei igrejas e casa do século 14 e 15, em pequenas vilas. Casas essas muito parecidas com as que podemos ver no Bosque do Papa em Curitiba. Sim, eu sei que o bosque é Polonês, mas a Eslováquia tem um grande fronteira com a Polônia. Outro costume que encontrei é de muito longe daqui, o de tirar os sapatos antes de entrar em casa, na verdade, em qualquer casa. É, um costume japonês.

Como já citei anteriormente, que o bom de estar na Europa é a facilidade de visitar outras cidades e até outros países. E nesses 3 meses que estou na Eslovaquia, já visitei cidades como: Budapeste, Praga, Brno, Poprad, Novalja, e outras.

Um ano parece ser muito quando estamos planejando o intercâmbio, mas agora, mudei meu pensamento, acredito que é pouco tempo. Por mais que você visite lugares diferente todos os finais de semana, você ainda vai ficar sem ver muita coisa.

Pode ser que esse seja o melhor ano da minha vida, pode ser que seja o mais curioso, ou o mais divertido. Ainda nao sei como definir. A única coisa de que eu tenho certeza é de que NUNCA será esquecido.

Amanda Marques da Silva
Outbound 2008/2009
Eslováquia - Košice

  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri