Terça-feira, 16 de abril de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Informações Importantes Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

Atuaçao Junto à Comunidade de Macieira

 

Projeto de Construção da Nova Escola Rural da Macieira

 

Rotary Club de Curitiba Oeste - Escola Rural da Macieira
Clique na imagem para ampliá-la

O Rotary Club de Curitiba Oeste, em convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Bocaiúva, através de parcerias construiu a nova escola da Comunidade Rural da Macieira. A tarefa do Clube foi angariar os materiais necessários para a realização do projeto junto a pessoas físicas e jurídicas, sendo responsabilidade do Município a contratação da mão-de-obra. Rotaract e Interact de Curitiba Oeste também estiveram vivamente engajados no projeto.

Apesar de estar localizada a apenas 30 quilômetros de Curitiba, a localidade de Macieira não tem nenhuma característica que lembre sua proximidade à nossa capital. Lá vivem aproximadamente 100 famílias, espalhadas pelos matos, as quais sobrevivem da prestação de trabalhos braçais nos sítios que a cercam, e os quais se dedicam predominantemente à produção de hortigranjeiros, à extração de lenha ou à exploração do calcário, com algumas mulheres da comunidade prestando serviços em Bocaiúva do Sul, Colombo ou Curitiba como domésticas.

A renda familiar é baixa e inconstante, o nível de escolaridade é muito baixo de uma forma geral, há muitos analfabetos, há muitos casos de gravidez adolescente, de alcoolismo, de violência sexual, violência doméstica, ou seja, em resumo, Macieira é um retrato do Brasil Terceiro Mundo, o qual não é parecido com o Brasil Primeiro Mundo em que vivemos em Curitiba.

Pronta desde agosto de 2011, a Escola Rural da Macieira atende atualmente cerca de 50 crianças em edificação apropriada, com 3 amplas salas de aula, biblioteca, sala de diretoria, sala multimídia, cozinha industrial e banheiros apropriados inclusive para cadeirantes..

Há condições de receber 120 alunos em dois turnos, além de propiciar um novo espaço para a realização de cursos profissionalizantes para a Comunidade.

Rotary Club de Curitiba Oeste - Escola Rural da Macieira
Clique na imagem para ampliá-la

Para a comunidade de Macieira, a iniciativa do Curitiba Oeste é o primeiro sinal que ela recebe de que não está completamente só e esquecida e, a primeira esperança que surge de que um dia, talvez, a sua comunidade também possa fazer parte do Brasil desenvolvido do qual eles também já ouviram falar.

Nosso desafio atual é a construção da quadra poliesportiva para os alunos. Caso sua empresa queira colaborar, entre em contato conosco via:
falecomooeste@curitibaoeste.org.br.

 

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri