Quinta-feira, 28 de março de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Mensagens de Capa Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

Mensagens dos Presidentes

Discurso de Posse - Buffet Ilha do Mehl - 28/06/11 - 1/7/2011

Rotary Club de Curitiba Oeste | Sergio Luiz Sottomaior (Arzua) PereiraPrezados líderes rotários já nominados, componentes da mesa diretiva desta Cerimônia;

Autoridades presentes, também já nominadas;

Meus queridos Ex-Governadores que prestigiam nosso evento;

Meus Companheiros e minhas Companheiras;

Senhoras e Senhores:

Hoje é um dia muito importante para mim, que ficará marcado indelevelmente em minha alma enquanto eu existir.
Estou aqui, perante Deus, minha maravilhosa família, meus amados pais, meus irmãos, meus familiares, meus queridos amigos e amigas, recebendo humildemente a incumbência de administrar, zelar pelos destinos e liderar o Rotary Club de Curitiba Oeste, durante a gestão 2011/2012. Missão esta que sempre soube que um dia iria cumprir.

A responsabilidade, que ora recai sobre meus ombros é realmente gigantesca e muito séria, da qual procurarei me desincumbir com muita garra, determinação, coragem, alegria, esperança e muito, muito trabalho.

Agradeço aos Companheiros e Companheiras que acreditaram em mim, convidando-me para assumir esta jornada.

Conclamo-os para que, ao meu lado, cerrem fileiras para nos mobilizarmos contra os principais males da era em que vivemos.

Somos seres efêmeros e a vida se esvai em um piscar de olhos. Não temos tanto tempo assim para transformarmos nossas vidas e as direcionarmos positivamente através de propósitos elevados e ações eficazes.

Homens e mulheres livres e de bons costumes, precisam empregar bem suas vidas, antes do fim que inexoravelmente chegará.

Sabemos que podemos ser melhores do que somos.

Sabemos que precisamos dotar nossas vidas de significados que transcendem a nós mesmos e ao nosso tempo aqui na terra.

Todos nós queremos ter do que se orgulhar e poder fazer a diferença nesse mundo.

Por outro lado, a vida é uma constante luta entre o bem e o mal.

Durante o dia, o exército do bem precisa recompor e ampliar o que as forças do mal destroem durante a noite.
Parece coisa de desenho animado – um trabalho para a Liga da Justiça, mas não é.

Em Coríntios vemos que "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes", ou seja, Deus usa pessoas comuns para fazer o que é preciso. Sim, pessoas comuns, como eu e você, e não super-heróis.

Temos que enfrentar uma realidade de quase 2 bilhões de pessoas são desesperadoramente pobres em nosso planeta.

Convivemos com mais de 1 bilhão de famintos, sendo que apenas 2% da safra anual de grãos do planeta serviria para aniquilar por completo a fome e a desnutrição da face da terra.

Milhões e milhões ainda enfrentam a falta de água potável, vivenciam alguma forma de escravidão, são subjugados pela ignorância, sofrem com o analfabetismo e morrem direta ou indiretamente por causa do álcool e das drogas.

Em pleno século XXI, a cada ano, ainda existem 2 milhões de crianças sendo exploradas sexualmente, crianças estas que têm suas vidas dilaceradas por gente inescrupulosa e indigna de ser considerada como ser-humano.

A cada cinco minutos, quase 100 crianças morrem em conseqüência de doenças evitáveis, tais como, diarréia, doenças respiratórias agudas e sarampo, dentre outras.
É amigos, vivemos num Mundo que precisa muito de nós. De cada um de nós, por mais simples que seja a nossa contribuição.

Em uma pesquisa feita entre pessoas com mais de 90 anos, que perguntava sobre o que mudariam em suas vidas, se pudessem viver novamente?, A maioria respondeu que se arriscariam mais, refletiriam mais e realizariam mais coisas que permanecessem depois de suas mortes.

Dr. Albert Schweitzer, famoso médico e filósofo alemão, disse: "Eu não sei qual será o seu destino, mas uma coisa eu sei: os únicos que serão realmente felizes são os que buscarem e descobrirem o que é servir".

Este é o propósito de estarmos em Rotary. Rotary é um veículo que nos proporciona vivermos em prol dos mais nobres objetivos, cumprindo nossas missões pessoais, porém, ao lado de milhares de outros Companheiros, formando um feixe inquebrantável de propósitos firmes e de elevados significados, que mudam para melhor, tanto a vida de quem recebe quanto a de quem serve.

Isto nos dá a certeza de que realizaremos tudo o que nos empenharmos de corpo e alma.

Meu ídolo Ayrton Senna disse certa vez: "Somos feitos de emoções, basicamente todos nós estamos procurando por emoções, é apenas uma questão de encontrarmos a maneira com que devemos vivenciá-las". Eu e meus Companheiros encontramos essa maneira em Rotary.

Juntos, nós Rotarianos, já varremos a poliomielite de quase todo o mundo, doença devastadora que já matou milhões de pessoas no passado e deixou outras tantas com seqüelas irreversíveis e incapacitantes. Só faltam 4 países para atingirmos nosso objetivo de erradicação total.

Juntos, temos chegado sempre na frente, nos locais devastados por tragédias naturais, levando as shelterboxes, além de médicos e voluntários, para amenizar a dor e as necessidades mais prementes das vítimas e suas famílias.

Juntos, nós, Companheiros e Companheiras do Rotary Club de Curitiba Oeste, liderados pela Presidente Ilian, que foi precedida pelos Presidentes Carlos Alexandre e Eliéte Barddal, contando com o trabalho hercúleo dos Companheiros Augusto e Scorsin, acabamos de construir uma a Nova Escola Rural da Macieira, numa das regiões mais pobres do Paraná e que será inaugurada no próximo dia 16 de julho – todos estão convidados – estejam ligados no site do Clube.

Particularmente, quando doamos nosso tempo em favor de projetos que transformam para melhor a realidade dos nossos irmãos em dificuldades, tocando suas vidas e trazendo luz onde antes só havia trevas, sinto que estamos sendo instrumentos de Deus e que Suas mãos operam através de nós.

Lembrem-se, foi o próprio Senhor que disse que tudo o que fizermos pelos humildes e desesperançados, estaremos fazendo a Ele próprio.

Minhas senhoras e meus senhores. A vida passa numa velocidade impressionante. O momento para agirmos é agora. É momento para trazermos luz para a vida de muitas pessoas e para a nossa também.

Não importa a sua idade, ainda há tempo para fazer coisas honradas, bonitas, importantes e impressionantes até. Temos que fazer a vida valer à pena – e Rotary é um veículo que propicia aos seus integrantes cumprir missões grandiosas e altamente relevantes.

Dessa vida só levamos o que deixamos.

Winston Churchill, que foi rotariano do Rotary Club de Londres, certa vez disse:

"Hoje eu estou certo de que nós somos os senhores do nosso destino, de que a tarefa que foi colocada diante de nós não está acima das nossas forças; de que suas dores e provações não estão acima da nossa resistência. Enquanto tivermos fé na nossa causa e um desejo indestrutível de vencer, a vitória não nos será negada".

Agradeço a Deus pela minha amada esposa e meus amados filhos, por estarem sempre ao meu lado. Agradeço aos meus queridos Pais Ivo e Maria Helena pelo maravilhoso exemplo de vida e amor que sempre dedicaram a mim. Agradeço ao meu Padrinho em Rotary Hilton Trevisan, que me trouxe para o Curitiba Oeste. Agradeço ao Conselho Diretor recém empossado pela honra de tê-los ao meu lado. Agradeço a todos os Companheiros e Companheiras do Rotary Club de Curitiba Oeste a confiança em mim depositada me proporcionando mais esta maravilhosa oportunidade de servir.

Vejo aqui minha família, meus pais, meus irmãos, meus familiares, meus amigos de infância, da escola, da faculdade, do trabalho, enfim, de todas as épocas da minha vida. Vocês não sabem a alegria que suas presenças me trazem.

Rogo ao Senhor que, na sua infinita bondade, continue iluminando nossos corações e mentes em direção de um mundo melhor, mais virtuoso e mais solidário.

Fiquem todos com Deus.

Sergio Luiz Sottomaior Pereira
Presidente 2011/2012
Rotary Club de Curitiba Oeste



  Voltar

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri