Quinta-feira, 28 de março de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Mensagens de Capa Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

Mensagens dos Presidentes

JOVENS PARA SEMPRE - 1/9/2011

Rotary Club de Curitiba Oeste | Sergio Luiz Sottomaior (Arzua) PereiraA vida é curta e passa num piscar de olhos. É preciso, portanto, que a desfrutemos ao máximo, encarando todas as suas fases e situações com uma alma jovem e postura otimista. Não podemos deixar que a idade envelheça e enrijeça nossos corações, almas e mentes, mas sim, vislumbrarmos que o ponteiro do relógio nunca volta atrás. Devemos sempre lembrar que temos apenas duas opções: dotar nossa vida de um profundo significado, ou não.

Setembro é o mês das novas gerações e isto significa que devemos priorizá-las em todos os sentidos, ou seja, promovendo, auxiliando, orientando e socorrendo a juventude a todo o momento, sob pena de perdermos a chance de influenciarmos positivamente àquelas pessoas que comandarão o mundo daqui alguns anos.

Mas como poderemos positivamente influenciar os jovens com o espírito envelhecido? Como nos ouvirão, se nosso discurso remete a um mundo que não existe e nem existirá mais? Como proporcionaremos a eles uma formação melhor do que tivemos, senão paramos para escutá-los e nem sequer entendê-los?

Precisamos nos conscientizar que não melhoramos o mundo que recebemos e, portanto, se continuarmos a fazer o que sempre fizemos, continuaremos a obter o que sempre obtivemos. O mundo precisa de resultados melhores, mas, pelo que ouvimos nos noticiários, isso está muito longe de acontecer.

Como proceder então? Reconhecendo nossa deficiência em nos comunicar com eles já é um primeiro passo. Precisamos nos "re-adolescentizar" um pouco. Entendê-los e fazê-los refletir é melhor que criticar. Apresentar uma postura de amigo e não de doutores no assunto "vida" também é importante, para que saibam que ainda temos muitas dúvidas sobre tudo. Orientá-los a agir ao invés de criticar e se unir, ao invés de polemizar, sempre à luz da Prova Quádrupla.

Não é fácil e nunca será, assim como não foi para nossos pais. É difícil capacitar pessoas para um mundo que ninguém ainda conhece, uma vez que o conhecimento mais que dobra anualmente nos dias de hoje. A profissão mais bem paga dos próximos 10 anos ainda não surgiu. A tecnologia mais incrível da próxima década ainda não foi inventada. A maneira de se comunicar e de se expressar vai mudar muito e de forma assaz veloz.

Cirurgias virtuais, penitenciárias sem paredes, vôos sem avião, empresas sem patrão tudo é possível. Mas ainda precisamos sonhar e lutar por um mundo sem fome, sem corrupção, sem guerras, sem agressões exageradas ao meio ambiente, sem drogas e sem impunidade. Sem a juventude ao nosso lado, nada disso será minimamente possível.

Se não entregarmos aos jovens um mundo melhor do que aquele que recebemos de nossos pais, que pelo menos o entreguemos com mais esperança e mais vontade de fazer o que é certo em detrimento daquilo que é esperto. Precisamos reavivar o patriotismo puro, sem ideologias decadentes e indecentes, para manter e ampliar a soberania nacional, pois até isso querem nos roubar.


Parafraseando meu pai duas vezes, "que lutemos pelas próximas gerações e não pelas próximas eleições", sempre empreendendo "mais ação e menos conversa".

E viva a independência do Brasil!


Sergio Luiz Sottomaior Pereira
Presidente 2011/2012
Rotary Club de Curitiba Oeste



  Voltar

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri