Sexta-feira, 29 de março de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Mensagens de Capa Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

Mensagens dos Presidentes

Debate Distrital sobre a Corrupção – uma conquista - 1/6/2012

Rotary Club de Curitiba Oeste | Sergio Luiz Sottomaior (Arzua) PereiraFoi involuntário, não planejamos isso. A ideia era apenas munir de dados e ideias a Companheira Célida, ao fazermos no dia 17 de janeiro de 2012 um Fórum Interno sobre Corrupção.

Normalmente, a segunda reunião de janeiro sempre apresenta um baixo nível de presença, já que a maioria dos Companheiros está em férias no litoral com suas famílias. Mas, desta feita foi diferente. Ao divulgarmos o tema da reunião na internet, tivemos neste dia a presença de 83 companheiros, recuperantes e visitantes, que aderiram aguerridos ao debate.

Fim da reunião começaram a "pipocar" os convites para palestras nos Clubes, que perfizeram ao todo sete: Rebouças, Leste, Mercês, Portão, Cinquentenário, Bacacheri, Norte. Outros tantos ainda estão para confirmar e muitos discutiram separadamente.

Isso mostrou a angústia dos rotarianos sobre o tema e a forte noção de que não é mais possível os Rotary Clubs se omitirem deste debate, passando a agir no sentido de dotar a sociedade de instrumentos mais eficazes de combate à corrupção.

Foi assim que algo inédito aconteceu. Num ato de coragem e confiança, o Governador Inckot e o Coordenador da XXVII Conferência Distrital do 4730, o EGD Dionísio, incluíram na programação da mesma um painel de discussão sobre a abordagem que os Rotary Clubs devem adotar sobre o tema.

Bingo, apresentação surtiu efeito e ganhou de cara o apoio do Representante do Presidente Kalyan Banerjee, o EDRI Mario Antonino, além de todos os presentes no auditório no momento da palestra.

Ato contínuo, o Governador José Inckot determinou que fizéssemos um Seminário sobre o tema ainda na sua gestão. Na sequência, a ideia é compartilhar com outros distritos a iniciativa e, quiçá, chegar ao Instituto Rotário para continuação da discussão.

A apresentação se fixou na tese de que uma Campanha de Combate à Corrupção apenas seria legítima se não ferisse a definição de Rotary, a Prova Quádrupla e o Manual de Procedimento. A abordagem comparativa entre combates à Pólio e à Corrupção mereceu elogios do EDRI Antonino e dos debatedores Laerzio e Francisco Jorge.

Agora a meta é criarmos Comissões de Ética e Cidadania nos Clubes e nos Distritos, além de uma comissão em âmbito nacional, a exemplo da Pólio Plus, com o objetivo de tornarmos novamente atos de corrupção uma exceção e não uma regra, como vemos atualmente.

Companheiros, a semente está lançada. Precisamos cautela para que ela nunca definhe e surta seus efeitos, como no caso da Pólio Plus. Conto com todos.

Forte e fraterno abraço.

Sergio Luiz Sottomaior Pereira
Presidente 2011/2012
Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste | Interact | ManuellaCaros Companheiros,

No mês de maio já começamos a nos preparar para a nova gestão. O presidente eleito André Martins já está assumindo diversas responsabilidades e toda sua equipe já começou a trabalhar. Não queremos perder o ritmo, temos que dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados.

Nos últimos dias de abril participamos da Assembleia Distrital de Rotaract Clubs, organizada pelo Rotaract Club de Curitiba Rebouças, e quatro de nossos companheiros foram convidados para dar treinamentos: Larissa Felix (secretaria), André Atila (profissionais), Vinicius de Andrade Vieira (internos) e Marina Buschmann (comunidades).

Nesse clima de final de gestão, participamos da Conferência do Rotary onde também tivemos uma grande presença. Mais de 10 associados compareceram, o companheiro André Malinski nos representou no concurso de oratória, o companheiro André Martins foi o mestre de cerimônia do concurso. O companheiro André Atila deu uma excelente palestra na plenária principal e eu tive honra de ser eleita Representante Distrital de Rotaract Clubs do distrito 4730 no ano 2013/14, junto com a gestão do nosso governador Scorsin.

Encerro com as palavras que usei na minha apresentação na conferência:

Todas as vezes que um rotariano me parabeniza por uma atitude ou palavra, não agradeço apenas por educação. Agradeço, pois foram vocês que me deram a oportunidade de aprender e de dizer tais palavras ou ter tal atitude.

Obrigada novamente pela oportunidade de aprender e crescer dentro de Rotary. Darei o melhor de mim pela responsabilidade que me cabe e pelo clube que represento.
Obrigada!

Esperamos vocês na nossa Conferência, a qual nosso clube é anfitrião e organizador, nos dias 22, 23 e 24 de junho. O local será o Seminário Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba.

Marina Pujol Buschmann
Presidente 2011/2012
Rotaract Club de Curitiba Oeste



  Voltar

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri