Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Saiba como anda o intercâmbio da Julia na Alemanha

16/11/2009

Julia antes de partir para a Alemanha

Olá!!!

Depois de algum tempo sem escrever, estou aqui para mandar notícias de como anda meu intercâmbio.

Não me recordo muito bem de quando foi a última vez que escrevi. Bom, vou fazer um resumo desde o início até hoje, pode ser?

Meu primeiro mês foi de adaptação ao grande choque de estar morando com uma família que não é a minha e num lugar completamente diferente, com costumes diferentes.

Minhas aulas começaram na minha segunda semana aqui. A princípio não terei que fazer provas até que aprenda alemão.

As pessoas, em sua maioria, são muito fechadas. Por mais que você tente conversar, eles não dão muita corda. Com o tempo, meus colegas de classe e do colégio estão começando a se interessar mais por mim. Me levam patinar no gelo e me convidam para algumas festinhas, aniversários e etc. Mas não é fácil se aproximar das pessoas aqui.

Meu alemão está melhorando muito. Me esforço bastante pra estudar vocabulário (parte mais difícil da língua, em minha opinião). Estou tendo aulas uma vez por semana (o que eu acho pouco, mas não posso reclamar, já que não sou eu quem paga), num instituto para imigrantes. A maioria que faz aula comigo é bem jovem. Estudantes, gente que faz Aupair, e por aí vai...

 

Minha host family é bem legal comigo, vou ficar com eles até o Ano novo, e em Janeiro mudo para uma família de Rotarianos.

Já fui a três reuniões do meu clube daqui. Me ofereci para freqüentar as reuniões semanais deles, mas eles disseram que não seria necessário. Eu compareço a todos os encontros formais.

Tinha feito um power point GIGANTE sobre o Brasil, e outro sobre Curitiba. Mas meu computador pifou, e perdi todos os meus dados, inclusive os power points. Fiquei muito triste, mas não adianta, vou ter que fazer outro depois.

Tive uma viagem com os intercambistas do meu distrito para uma ilha no norte da Alemanha, foi bem legal!! Fiz muitos bons amigos.

E também tive um encontro distrital em Hamburgo, com o Rotex. Foram alguns intercambistas de outros distritos também, foi bem bacana!!!

Se adaptar aqui não é lá muito fácil, o clima é muito diferente, as pessoas também. Sinto falta do calor, tanto do clima, quanto das pessoas do Brasil, mas com certeza isso está sendo, até agora, a melhor experiência da minha vida. Estou aprendendo MUITO aqui.

Ah, outra coisa, andei pensando em fazer algum trabalho voluntário por aqui. Mas a Alemanha é tão organizada, que não tive idéia alguma. Já falei com várias pessoas, e ninguém me dá nenhuma idéia. Vocês aí do Rotary Oeste não tem alguma sugestão para mim? Procurei até em igrejas, e nada!!!

Bom, esse foi um pequeno resumo do que já foi meu intercâmbio até agora - completo três meses aqui dia 22/11.

Um grande abraço a todos, e obrigada mais uma vez por terem me dado a chance de estar aqui!! Serei eternamente grata!!!


Julia Marini
Intercambista para a Alemanha
Distrito 4730 - Brasil

  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri