Vocês estão quase lá, foi a mensagem que a jornalista Penny LeGate deixou aos governadores eleitos durante a assembleia internacional de 2010.
LeGate, apresentadora e repórter do canal televisivo KIRO-TV em Seattle, Washington, EUA, vem viajando com rotarianos a países como Etiópia e Índia para participar e fazer cobertura dos Dias Nacionais de Imunização (DNIs).
"Vocês estão na reta final, o que não tem sido nada fácil", ela disse durante a quarta sessão plenária.
Desde 1985, quando o Rotary lançou o programa Pólio Plus, o número de países pólio endêmicos diminuiu de 125 para 4 -- Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão -- e o número de novos casos por ano diminuiu de 350.000 para 2.000.
Problemas de segurança, instabilidade política e infraestrutura e saneamento precários continuam a representar desafios para a erradicação da doença, diz LeGate. Mas negociações políticas e inovações tecnológicas vêm ajudando os rotarianos a enfrentar tais desafios. No Paquistão, equipes médicas enviam mensagens de texto aos habitantes de vilarejos remotos para informá-los dos DNIs. No Afeganistão, foram decretados Dias de Tranquilidade para que a imunização possa ser feita sem representar risco para os funcionários da área de saúde e as crianças.
LeGate também enfatizou a importância da reputação internacional do Rotary e sua capacidade de inspirar a confiança de organizações filantrópias como a Fundação Bill e Melinda Gates, que doou ao Rotary um total de US$355 milhões.
"Como repórter, tem sido um prazer contar a sua história", ela afirmou.
Por Donna Polydoros
Notícias do Rotary International -- 20 de janeiro de 2010