Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Fornecendo água potável

8/9/2010

Mais de 2.500 pessoas em Uganda estão se beneficiando de um projeto de Subsídios Equivalentes, implementado pelos Rotary Clubs de Mityana, Uganda, e de Franklin, EUA, que financiou a construção de dois poços e sistemas de purificação de água. Foto cedida por Joseph Matovu

O Rotary Club de Summerland, Canadá, vem ajudando os moradores do distrito de Nakuru, Quênia, a ter acesso a água potável por muitos anos.

Desde 2002, o Rotary Club de Summerland, com a ajuda do Rotary Club de Nakuru e outros clubes quenianos, vem patrocinando a construção de mais de 2.500 reservatórios de coleta de água da chuva, melhorando a vida de mulheres da região e permitindo que forneçam água potável a seus familiares.

Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário ajudaram a distribuir os reservatórios, que foram fabricados localmente e têm capacidade para 10.000 litros de água, o suficiente para dez pessoas. O projeto também recebeu apoio do Distrito 1580 (Holanda), além de mais de US$315.000 em Subsídios 3-H e Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária.

O projeto é apenas um exemplo do compromisso contínuo de rotarianos para melhorar o acesso a água potável, um dos temas da Semana Mundial da Água de 2010.

Todos os anos, especialistas, formadores de opinião e líderes de todo o mundo se reúnem na Semana Mundial da Água para trocar ideias e encontrar soluções para as questões hídricas mais urgentes. Ron Denham, presidente do Grupo Rotarianos em Ação pelos Recursos Hídricos e Saneamento, é um dos participantes do evento, que está acontecendo esta semana em Estocolmo, Suécia.

Desde 1978, a Fundação Rotária já outorgou cerca de 5.000 subsídios, totalizando US$52,7 milhões em apoio a projetos de recursos hídricos e saneamento básico.
Entre os trabalhos do Rotary para garantir o acesso a água potável e saneamento em todo o globo, estão:

  • Em 2009, o RI e a USAID formaram a Colaboração Internacional H2O, cujos projetos iniciais visavam levar água potável e saneamento básico a comunidades da República Dominicana, Gana e Filipinas. Na República Dominicana, fundos serão utilizados para oferecer educação sobre hábitos de higiene e filtros bioareia. Em Gana, mais de 85.000 pessoas em cerca de 110 vilarejos se beneficiarão de sistemas hídricos, poços, tanques de coleta de água pluvial e treinamento sobre higiene. Nas Filipinas, um projeto para melhorar o sistema de esgoto ajudará mais de 150.000 pessoas.
  • Os Rotary Clubs de Pilar Norte, Argentina, e Griffin, EUA, vêm trabalhando juntos no projeto Better Health throught Better Hygiene, lançado em junho de 2009. Um Subsídio Equivalente da Fundação Rotária ajudou na aquisição de folhetos, livros e kits de higiene pessoal para mais de 6.000 crianças da cidade argentina de Pilar. Rotarianos também forneceram aos professores pôsteres e manuais para ajudá-los a promover hábitos de higiene nas salas de aula, dando-lhes sabonete e gel desinfetante a fim de incentivar os alunos a lavarem as mãos na escola.
  • Rotarianos no Distrito 6440, EUA, entregaram e montaram filtros de água para nove famílias na Guatemala ao visitarem um projeto de desenvolvimento comunitário no pais, em fevereiro.

  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri