Sexta-feira, 29 de março de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Programa Pritaneu - emocionante e restaurador.

24/10/2011

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

Alegria, admiração e fortes doses de emotividade marcaram a 22ª edição do Programa Pritaneu, durante a reunião de nº 2707 do Rotary Club de Curitiba Oeste, nesta última sexta-feira, dia 21.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

Desta feita, foi homenageada com o Prêmio Guido Arzua dos Profissionais Notáveis a Artista Plástica e Presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, a Sra. Ety Gonçalves Forte, pelos seus anos de amor e coragem frente à Instituição que hoje é modelo em âmbito de América Latina em atendimento infantil.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

Também, pela primeira vez, aconteceu a entrega do Prêmio Avelino Vieira das Empresas Socialmente Responsáveis, para o qual foi homenageada a Empresa Paranaense de Energia, a COPEL. Representando a mesma, o Dr. Gilberto Mendes Fernandes, Diretor de Meio Ambiente da empresa.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

A reunião foi cuidadosamente preparada pelos Companheiros Adelcio, Machado, Karam, Maria de Lourdes, Paulo de Tarso, Vera, Bandeira, Hamilton, Ana, Hermano e Sergio. A reunião transcorreu com o sempre competente e agradável protocolo desenvolvido pela Companheira Vera.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

A Oração Ecumênica foi brilhantemente proferida pelo EGD Paulo de Tarso Monte Serrat, que pediu pela restauração moral, não só em nosso país, mas no mundo todo.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

O Companheiro Karam falou a respeito do que é Rotary, o Curitiba Oeste e o Prêmio Pritaneu. Sempre competente, sintético e completo, Karam proporcionou uma ótima visão do que é Rotary aos convidados presentes.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

A seguir o Companheiro Machado esclareceu aos presentes quem foras Guido Arzua e Avelino Vieira e o porquê seus nomes foram escolhidos para dar nome aos prêmios entregues.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

O Companheiro Adelcio, dando seqüência aos trabalhos, explanou a todos os motivos pelos quais a Companhia Paranaense de Energia foi escolhida para receber o Prêmio Avelino Vieira. A preocupação com o meio ambiente e as comunidades que residem nos arredores de suas obras foi o motivo principal da escolha.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

Em seguida, o Companheiro Sergio Luiz e sua esposa Marta entregaram o Diploma da Honorífica Ordem do Pritaneu e a Sra. Claudia Vieira Pereira Oliveira, neta de Avelino Vieira, fez a entrega do Troféu Avelino Vieira ao representante da COPEL, Dr. Gilberto Mendes Fernandes.

Palavra aberta, o Dr. Gilberto explicou um pouco melhor as ações da COPEL visando Sustentabilidade, Proteção ao Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Muito aplaudido, o Diretor da Copel deixou todos os presentes com o firme sentimento de que o Prêmio, não poderia ter sido mais bem empregado.

De volta ao púlpito, o Companheiro Adelcio desta feita declinou os motivos que levaram o Clube a escolher a Sra. Ety para receber o Prêmio Guido Arzua. Basicamente, sua coragem, força e grande amor pelas crianças, proporcionando as condições basilares para o surgimento do atual Complexo Pequeno Príncipe, foram os principais motivos.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

O Companheiro Sergio Luiz fez a entrega do Diploma da Honorífica Ordem do Pritaneu e a sua esposa Marta, do troféu Guido Arzua à homenageada.

O discurso da Sra. Ety foi muito profundo e emocionante, levando às lágrimas todos os presentes. Ela mostrou um panorama completo do atendimento aos pacientes, cujos números são astronômicos. Agradeceu a todos os seus colaboradores e manifestou a necessidade da sociedade não aceitar que ainda existam crianças em condições de abandono e risco, instigando todos a agir sempre para eliminar o problema. Dona Ety foi aplaudida de pé por todos.

A família da Prítane Ety compareceu em peso, através de seu marido, o Ex-Secretário de Estado Luiz Forte Netto, bem como suas filhas Ety, Tatiana e Patricia.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

As filhas da Prítane tiveram um agradável encontro. Sua ex-professora do Jardim de Infância, a esposa do Companheiro Denis, Waldenei Fernandes.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

Rotarianos e irmãos compareceram em peso ao evento, devido à sua importância.

Rotary Club de Curitiba Oeste | Pritaneu 2011

Ao final, o Presidente Sergio Luiz fez uso da palavra enaltecendo a importância de ambos homenageados e encerrou a reunião convidando todos para o excelente jantar que se sucedeu.

Abaixo detalhes sobre Guido Arzua e Avelino Vieira, pelo Companheiro Machado.

QUEM FOI GUIDO ARZUA
Guido Arzua nasceu em Curitiba em 1916.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Advogado militante na área de Direito Civil.
Durante sua vida exerceu diversos cargos públicos, entre os quais o de Professor de Português e Diretor do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba. - Professor de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Um grande estudioso do Paraná foi autor de inúmeras obras jurídicas.
Em Rotary exerceu várias funções, tendo sido um dos fundadores do RC de Curitiba Oeste em 1958; Presidente deste clube já em 1959; Governador do Distrito Rotário do Paraná; Diretor do Rotary Internacional. Durante vários anos participou da comissão de indicação dos novos Presidentes mundiais de nossa organização.
Faleceu em Curitiba no dia 14 de julho de 2004.
Foi o idealizador do Programa Pritaneu

QUEM FOI AVELINO ANDRADE VIEIRA
Avelino Andrade Vieira nasceu no interior do Paraná no ano de 1905, era empresário e foi o fundador e principal dirigente do Banco Bamerindus do Brasil, hoje incorporado pelo grupo HSBC.
Avelino Vieira era sócio e foi presidente do Rotary Club de Curitiba Oeste no ano rotário 1962/63;
Em 1959 ajudou a fundar e foi o primeiro presidente da FAR - Fundação da Amizade Rotária, braço financeiro e filantrópico deste clube e que até os dias de hoje arrecada e dirige recursos à juventude desvalida;
Nos anos 70 Avelino cedeu pelo prazo de 10 anos as instalações (andar superior) do Bamerindus do Centro Cívico para a realização das reuniões dos Rotary Clubs de Curitiba, ação que levou em 1978 à construção da FUR – Fundação da Unidade Rotária, representada pelo prédio que ocupamos nesta noite, com parte dos recursos financiados com garantias, encargos e aval pessoal do então presidente desta fundação companheiro Ivo Arzua, pelo Banco então dirigido pelo companheiro Avelino.
Na entrada deste salão, duas telas retratam estes dois inesquecíveis companheiros que hoje emprestam seus nomes aos prêmios que serão entregues pelo Rotary Club de Curitiba Oeste.

DISCURSO DO PRESIDENTE SERGIO LUIZ
Prezada Sra. Ety Gonçalves Forte seus familiares e amigos aqui presentes;
Prezado Sr. Gilberto Mendes Fernandes, familiares e demais membros da Companhia Paranaense de Energia aqui presentes;
Prezado Companheiro José Rendak, Governador Assistente do Distrito 4730, neste ato representando o Governador Romualdo Inckot.
Esta noite é um motivo de grande júbilo e alegria para o Curitiba Oeste e acredito que para toda a humanidade
Pessoas de bem estão aqui reunidas neste momento, comemorando esforços de pessoas que fizeram grande diferença positiva em nosso meio.
Estamos comemorando a supremacia das virtudes, sobrepujando as fortes e organizadas correntes do mal.
O bem, por si só, não se impõe pela simples ausência do mal. Para sermos bons é preciso praticar constantemente o bem, do contrário seremos omissos, ou o que é pior, seremos maus.
Portanto, é preciso salientar novamente, estamos aqui reunidos porque vocês refutaram a omissão, estiveram imbuídos de grande coragem e pregaram a verdade. Tenham a plena certeza: vocês, já em vida, deixam um legado de esplendorosa luz.
Estamos aqui porque admiramos suas atitudes e ações em direção a um mundo melhor, mais humano, mais tranqüilo e mais justo. Motivo pelo qual hoje os recebemos como membros vitalícios da Honorífica Ordem do Pritaneu.
As novas gerações precisam de ídolos, precisam de modelos, precisam de pessoas que iluminem suas idéias. O exército do bem é gigantesco, mas por vezes não o conhecemos direito.
Mas, será que é verdade o que muitos dizem, que há tanta falta de bons exemplos atualmente em nossas vidas? Eu refuto totalmente esta afirmação.
O grande problema é que o exército do mal está muito organizado. Já o do bem, nem tanto.
Precisamos divulgar e reconhecer constantemente as boas ações, no sentido de proporcionar esperança e inspiração aos nossos irmãos que estão ansiosos por algo que lhes traga alento e motivação. Precisamos continuamente cobrar isso da mídia, que só faz encher-nos de medo, descrença e receio.
Temos que fazer o que é preciso e inspirar nossos semelhantes a fazer o mesmo – assim como vocês vêm fazendo.
Todos queremos levar uma vida de Elevados Propósitos. Transcender a nossa própria existência pelas nossas obras. Deixar um legado como vocês já deixaram.
Não podemos ajudar a todos, mas podemos ajudar a alguém. Juntos podemos ir em auxílio a muitos. Porém temos a obrigação de nos motivar mutuamente neste árduo, e por vezes solitário, caminho do bem.
Vocês estão aqui porque nos servem de modelo e nos mostram um caminho já iluminado, através do qual podemos continuar, melhorar e até inovar a obra que vocês já edificaram. Seu exemplo de coragem, de força e de loucura até, nos enche de emoção e redobram nossa fé em direção a um futuro que às vezes parece negro.
Já dizia Ralph Wando Emerson: "O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz". E por isso temos orgulho de vocês, pois o que já fizeram nos cala de admiração e felicidade.
Obrigado pelo exemplo que nos deixam. Obrigado por serem tão grandes, mas ao mesmo tempo tão humildes para estarem aqui. A obra que brilhantemente empreenderam já transformou e engrandeceu nosso planeta.
"E não cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalacermos". Gálatas 6:9
Parabéns, tenham uma grande noite e que Deus continue abençoando seu caminho.


  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri