Terça-feira, 19 de junho de 2018 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Emoção, alegria e talento na 24ª edição do Programa Pritaneu

26/10/2013

Rotary Club de Curitiba Oeste
Da esquerda para a direita: Inelde Bigolin e Paulo Zordan, Tiago Ruppel, Walcimir
Rolandi Vieira e Célida Vieira, Carlos Beal e esposa, Scorsin e Gisele, Eurípedes
Ferreira, Augusto Melek e Nilde Melek.

 

Como de costume, a 24ª edição do Programa Pritaneu, ocorrida no último dia 25, foi coroada de êxito, alegria e forte emoção. Na oportunidade, o Dr. Eurípedes Ferreira foi o agraciado com o Troféu Guido Arzua dos Profissionais Notáveis e os Supermercados Festval, na pessoa de seu Diretor Carlos Beal, o Troféu Avelino Vieira das Empresas Socialmente Responsáveis.

O médico Eurípides Ferreira é o responsável pelo serviço de TMO do Hospital Pequeno Príncipe. Com 45 anos na medicina, o hematologista realizou o primeiro transplante de medula óssea do Brasil, em 1979, em Curitiba no Hospital de Clínicas. Referência na implantação de todos os serviços de transplante de medula óssea no país, Dr. Eurípedes faz parte da equipe do Serviço de Hematologia e Oncologia do Pequeno Príncipe, fundada por ele em 1967.

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma prática que acompanha o Festval desde a sua Função em 1995, na tentativa de resgatar uma parte dos profissionais com grande potencial, mas sem igualdade de oportunidades. Para a empresa, este projeto, desde o seu início, mostrou-se como uma oportunidade de unir empregabilidade e resultados, pois reflete na produtividade de toda a equipe e da empresa, com consequente satisfação de colaboradores e clientes. Para os especiais o projeto proporciona cidadania, independência e superação.

Inicialmente, o Festval contava como apoio de várias escolas de educação especial, que encaminhavam os alunos aptos para exercer as funções oferecidas. Atualmente, recebe também deficientes que já não frequentam mais a escola, mas buscam sua inserção no mercado de trabalho. Na maioria das vezes, estes deficientes são indicados por instituições, clientes e colaboradores que já conhecem o trabalho do Festval com responsabilidade social. As vagas oferecidas variam conforme potenciais e limitações que serão identificadas na entrevista seletiva e a projeção de carreira varia conforme o desempenho nas atividades.

O Festval mantém hoje em seu quadro funcional 9% de pessoas com deficiência, ocupando os mais variados cargos, como: empacotadores, balconistas, padeiros, repositores e um colaborador destaque como Líder de Equipe.

Anualmente, o Festval viabiliza um passeio turístico para todos os especiais e alguns colaboradores sorteados, a fim de valorizá-los e investir em qualidade de vida no trabalho e integração social.

Ambos os agraciados, Dr. Eurípedes e Dr. Carlos Beal, foram assim admitidos na Honorífica Ordem do Pritaneu, podendo a seu juízo participar das reuniões do Curitiba Oeste e desfrutar das refeições em companhia de todos, sem custos para si.

O evento contou com a participação do Governador do 4730, Luiz Alberto Scorsin e esposa Gisele, bem como com o esposo da Presidente Célida, Walcimir. Os homenageados também estiveram acompanhados pelas esposas, familiares e amigos. O Companheiro Paulo Salamuni, Presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba também abrilhantou o evento com sua presença.

Um dos momentos altos da noite foi o depoimento de uma mãe de funcionário do Festval, atestando o crescimento que seu filho especial obteve ao ingressar em sua primeira atividade profissional, na qual permanece até hoje. "Meu filho é assíduo, esforçado e tem muito orgulho de trabalhar para o Supermercado" afirmou a mãe que é cunhada do Companheiro Hamilton.

Veja mais fotos ao final dessa matéria.

H i s t ó r i c o   d o   P r i t a n e u

O Programa Pritaneu do Rotary Club de Curitiba Oeste surgiu em 1990, por inspiração do seu fundador, 2º Presidente, 1º Governador e 1º Diretor de RI do Distrito, o Companheiro Guido Arzua.

Segundo Arzua, o Clube se ressentia de um programa de marcante significação na AVENIDA DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS, justamente o setor que Inspirou PAUL HARRIS para a criação do Rotary.

Embalado por sua vasta e notória cultura, Guido instituiu através do Conselho Diretor do Rotary Club de Curitiba, um programa de elevado nível, através do qual, anualmente no mês de outubro – Mês dos Serviços Profissionais - o Rotary Club de Curitiba Oeste manifestasse reconhecimento e gratidão à pessoa de especial destaque no campo das atividades profissionais na comunidade paranaense, através de ato solene e formal, tendo como inspiração o Pritaneu da Grécia Antiga.

Na Grécia Antiga, ao tempo de Sócrates, Platão e Aristóteles, as principais cidades possuíam um edifício público que se destacava por sua importância e significado, chamado Pritaneu (Prytaneîon). Era o centro cívico e religioso da cidade, onde se mantinha permanentemente aceso o fogo sagrado, dedicado à Héstia, deusa da lareira, símbolo da família e do lar.

Os Eleans são os primeiros que mantiveram este fogo dia e noite. O fogo da cada cidade era levado às suas colônias e no caso de extinção desse fogo, o mesmo devia ser trazido de sua cidade mãe.

O Pritaneu era o local de reunião dos PRITANEUS, representantes do povo investidos de poderes temporários, onde tomavam refeições as expensas do Estado. Além deles, Embaixadores, Senadores, funcionários públicos e cidadãos, ao quais se concedia tal privilégio em recompensa por serviços prestados à pátria.

Assim, no ano de 1990, ficou instituído pelo Rotary Club de Curitiba Oeste, por tempo indeterminado e integrado na Avenida de Serviços Profissionais, o programa denominado PRITANEU, por meio do qual o clube externará reconhecimento e gratidão de notório mérito, de boa reputação profissional e ilibada conduta, no campo das atividades econômicas e sociais, públicas ou privadas.

Adicionalmente, a partir de 2011, foi estendida a homenagem às empresas que, além de desenvolverem suas atividades normais utilizando-se dos melhores padrões éticos e de transparência, também apresentem um histórico de destacadas atividades em prol de Comunidades e/ou do Meio Ambiente. A Diretoria da empresa homenageada não pode ter vínculo político dentre os seus Diretores e apresentar conduta exemplar de Cidadania.

O Rotary Club de Curitiba Oeste homenageará as pessoas física e jurídica, escolhidas através de seleção rígida e criteriosa, em reunião festiva, no mês de outubro de cada ano.

A homenagem consistirá na declaração formal, através de um Diploma, de que as pessoas, tanto física quanto jurídica, passarão a pertencer à HONORÍFICA ORDEM DO PRITANEU, tendo o seu "curriculum vitae" realçado por oradores do Clube previamente designados, recebendo troféus de fino valor, denominados respectivamente de TROFÉU GUIDO ARZUA DOS PROFISSIONAIS NOTÁVEIS e TROFÉU AVELINO VIEIRA DAS EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS. Tais pessoas, a partir do momento em que recebem tal honraria, ficam permanentemente convidadas para, sem ônus próprio, compartilhar de qualquer das reuniões ordinárias do Clube, compartilhando assim de refeições dentre os sócios do Rotary Club de Curitiba Oeste.

Qualquer pessoa poderá ser indicada e selecionada para membro da HONORÍFICA ORDEM DO PRITANEU, sendo muito conveniente que a escolha recaia, tanto quanto possível, em pessoa estranha a Rotary.

Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste

  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri