Terça-feira, 23 de abril de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Informações Importantes Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações
 HISTÓRIA DO CURITIBA OESTE
 

Rotary Club de Curitiba Oeste | Foto Histórica

Resumo das atividades Preliminares e Antecedentes à Instalação do RCC Oeste
(Nota do WebMaster: este resumo faz parte do Boletim do Clube nº1, pág. 2, e foi reproduzido fielmente do original)

Em Curitiba, por ser considerável o número de pessoas imbuídas com o ideal de servir, trabalhando em inumeráveis ramos das ocupações úteis, de carácter e conduta exemplar e que, com alto espírito altruístico e social, procuram a aproximação das pessoas e a paz entre os homens, tornou-se oportuna a criação do Rotary Club de Curitiba. Isso ocorreu faz, precisamente, um quarto de século. De lá para cá, a nossa cidade muito cresceu e, com ela, o número de pessoas de boa vontade.

Há muito tempo, época até já esquecida, foi ventilada a possibilidade da criação de um novo núcleo de Rotary, aqui em nossa capital. Esta idéia brotou e tomou corpo nas sadias conversas e palestras surgidas naturalmente nas pequenas folgas que antecedem, entremeiam e sucedem às reuniões rotárias. Esta foi uma idéia como tantas outras; lançada por alguém, ponderada por muitos, amadurecida com o tempo e, finalmente, executada por um grupo. E assim os rotarianos Arides Pinho, Ruy ltiberê da Cunha, Júlio Estrella Moreira, Anielo Pierri e Dorcel Pizzato, expressando a vontade do Rotary Club de Curitiba, em consonância com o pensamento do rotariano Newton Leopoldo da Câmara, governador do Distrito 463 e de acôrdo com o estatuido por Rotary Internacional, conclamaram algumas pessoas desta cidade e prepuseram a formação de um novo Rotary Club.

A primeira reunião foi realizada no dia 14 de janeiro de 1958, às 20,30 horas, na Secretaria do Rotary Club de Curitiba, situada à Rua XV de Novembro nº 575, sala 25. Essa reunião foi presidida pelo rotariano Arides Pinho, na qualidade de representante especial do governador do Distrito 463. Dentre muitas pessoas convidadas e não rotarianas, compareceram a essa primeira reunião os seguintes senhores: Adherbal Stresser, Laufran Villanueva, Giocondo Artigas, Brasil Pinheiro Machado e Guido Arzua. Dentre estas pessôas a última foi convidada para secretariar os trabalhos, tendo aceitado o encargo. Nesta sessão ficou definida a zona territorial do novo núcleo a qual compreende a parte do município de Curitiba situada a oeste das ruas Marechal Floriano Peixoto, do Rosário, Trajano Reis e, pelos prolongamentos da primeira e da terceira ruas citadas. Por causa desta situação, o novo Rotary passou a ser chamado Rotary Club Curitiba Oeste, proposição de bom agrado, aceita por todos.

Após esta primeira reunião, sucederam mais as seguintes: 2ª reunião - 17 de janeiro; 3ª reunião - 21 de janeiro; 4ª reunião - 24 de janeiro; 5ª reunião - 31 de janeiro; 6ª reunião - 4 de fevereiro; 7ª reunião - 7 de fevereiro; 8ª reunião - 11 de fevereiro; 9ª reunião - 14 de fevereiro e 10ª reunião - 21 de fevereiro.

Dado o número sempre crescente de novos convidados, as instalações da secretaria do Rotary Club de Curitiba tornaram-se exíguas para bem acomodar a todos, transferindo-se, por isso, o local das reuniões para um dos salões do Grande Hotel Moderno, gentilmente cedido pelo seu proprietário, rotariano Francisco Johnscher.

Nas diversas reuniões, as quais ocorreram os convidados a integrarem o novo Rotary, demonstrando sempre inusitado interêsse, fizeram-se ouvir os seguintes rotarianos: Arides Pinho apresentação das razões pelas quais se tornou conveniente a instalação de um novo Rotary em Curitiba, proposições territoriais, definição de Club Padrinho; Júlio Estrella Moreira - organização da lista de pessoas a serem convidadas, "Que é Rotary", "Prova Quádrupla"; AnieIo Pierri considerações a respeito do entendimento de Rotary nos assuntos de política e de religião; Dorcel Pizzatto - admissão de Rotarianos e; Ruy ltiberê da Cunha - orientação sôbre as classificações. Além dêstes temas explanados mais particularmente pelos rotarianos acima citados, todos êstes senhores foram incansáveis na explicação e interpretação de diversos artigos e proposições rotarianas lidas no Manual de Procedimento e em outras publicações rotárias.

As oitava, nona e décima reuniões foram ùnicamente do conselho diretor provisório, acessoradas pela Comissão do Clube Padrinho. Nestas reuniões foram tomadas as necessárias providências para a instalação de Rotary Club Curitiba Oeste.

Em tôdas as reuniões foram lembrados nomes de pessoas cujos comportamento social e profissional faziam-nas dignas de pertencer a Rotary. Estas pessôas foram convidadas; umas acederam ao convite; outras, no entretanto, por razões as mais variadas possíveis, se escusaram, fazendo-se necessário frizar, que nenhuma delas deixou de aceitar o convite por motivos agressores aos sublimes fins e razões de ser do Rotary ou ao seu nome.

Na sessão de 4 de fevereiro, devido ao fato de se esboçar entre os diversos convidados a compreensão dos altos desígnios de Rotary, aliado ao início de um espírito de equipe, foi sugerida a aclamação de um presidente para o núcleo que já se iniciava. O Sr. Prof, Brasil Pinheiro Machado, propôs a aclamação do Sr. Mário Augusto de Queiroz, para o cargo lembrado, o que foi feito mediante uma salva de palmas de todos os presentes. Ficou também estabelecido que o Sr. Joaquim Xavier de Castro, responderia pelo expediente da tesouraria. Posteriormente foi completado o conselho diretor provisório que passou a ser assim constituído Presidente - Sr. Mário Augusto de Queiroz; Vice-presidente: Sr. Giocondo Vilanova Artigas; Secretário: Snr. Guido Arzua; 2º Secretário: Sr. Hans Klaus Garbers; Tesoureiro: Sr. Joaquim Xavier de Castro; Diretor de Protocolo: Sr. Rodolpho Senff Junior; Diretor sem pasta: Sr. Celso César Osternack.

Ficou estabelecido ainda que tais indicações para os cargos agora referidos, caducariam ao se instalar provisoriamente o Rotary Club Curitiba Oeste, o que ficou marcado para o dia 25 de fevereiro de 1958, terça feira, às 12 horas.

Pelo conselho diretor provisório, foi escolhida a sede social do Club Concórdia, para se efetuarem as reuniões do novo Rotary, tôdas as terças feiras, ao meio dia. A sede do Club Concórdia foi favorecida pela sua diretoria, representada pelo nosso companheiro Hans Klauss Garbers. Também é de salientar a grande cooperação do Club Concórdia, permitindo fossem guardadas em uma parte de uma de suas salas, o arquivo e mais algumas utilidades já adquiridas pelo conselho diretor.

Na sessão do dia 14 de fevereiro, pela última vez foi examinada a relação daqueles senhores que fundariam o Rotary Club Curitiba Oeste. A lista seguinte, ordenada alfabèticamente, é a dos sócios fundadores: 1 - Adherbal Stresser; 2 - Affonso João Haupt; 3 - Ataliba Moreira; 4 - Brasil Pinheiro Machado; 5 - Carlos Marucco; 6 - Celso César Osternack; 7 - Duílio N. Sanways; 8 - Edmundo Mercer Jr.; 9 - Generoso Marques dos Santos Neto; 10 - Giocondo Villanova Artigas; 11 - Guido Arzua; 12 - Hans Klaus Garbers; 13 – Hilton Dácio Trevisan; 14 - João Antonio Prosdócimo; 15 - Joaquim Vicente Xavier de Castro; 16 - José Teodoro Miró Guimarães; 17 - Kurt Roberto Strobel; 18 - Laufran Villanueva; 19 - Mário Amaral; 20 - Mário Augusto de Queiroz; 21 - Miguel Munhoz da Rocha; 22 - Nelson João Zagonel; 23 - Osman Pierri; 24 - Orlando Busnardo; 25 - Paulo Dietsch; 26 - Rodolpho Senff Junior; 27 - Salmo Goldstein Paciornick e 28 - Telange Alves.

No dia 25 de fevereiro de um mil novecentos e cinqüenta e oito, houve a instalação provis6ria do Rotary Club Curitiba Oeste, na ocasião de sua primeira reunião ordinária. Foi um dos acontecimentos mais auspiciosos. Honraram a sessão com suas presenças, o Governador do Distrito 463, rotariano Newton Leopoldo da Câmara, o Presidente do Club Padrinho, rotariano Osmário Zilli, o representante especial do Governador, rotariano Arides Pinho, a comissão organizadora do novo Rotary e inúmeros outros rotarianos visitantes. Esta sessão foi aberta pelo rotariano Arides Pinho o qual, depois de ter pedido para que todos os presentes saudassem o Pavilhão nacional com uma salva de palmas, continuou dizendo das finalidades da reunião. Ao ventilar a necessidade da eleição de um conselho diretor, levantou-se o sócio fundador, compa nheiro Hilton Dácio Trevisan e propôs fosse reconduzida à direção do novo Rotary os membros do Conselho Diretor provisório, os quais tão sabiamente tinham dirigido este núcleo inicial. Daí para diante, tornou-se realidade aquela velha aspiração do nosso Club Padrinho.

Pensamos expor, nêste resumo, uma idéia geral e clara do trabalho de todos, no concernente à preparação do Rotary Club Curitiba Oeste. Procuramos citar os fatos como, ao nosso vêr, se passaram, sem querer esconder ou realçar esforços individuais ou coletivos. Aquelas pessôas interessadas de saber pormenorizadamente os detalhes de tôdas ou de algumas reuniões, indicamos, por grande gentileza, se dirigirem ao Secretário, companheiro, Guido Arzua, o qual, com o capricho e minuciosidade que lhes são peculiares, em completas atas, tudo registrou.

(Resumo feito pelo rotariano Ataliba Moreira)


Reunião de Instalação do Rotary Club Provisório Curitiba Oeste
(Nota do WebMaster: esta ata faz parte do Boletim do Clube nº1, pág. 4, e foi reproduzida fielmente do original)


Rotarianos presentes: 24
Rotarianos ausentes: 4
Rotarianos vizitantes: 33

Desenvolvimento da sessão:

Aos 25 dias do mês de fevereiro de 1958, terça feira, ás 12 horas, na sala de refeições do Club Concórdia, situado à rua Presidente Carios Cavalcanti, esquina com a rua Duque de Caxias, o rotariano Arides Pinho, na qualidade de representante especial do governador do Distrito 463 para a fundação do Rotary Club Curitiba Oeste, declarou aberta a sessão para a instalação provisória deste novo Rotary. O pavilhão nacional foi desfraldado pelo Governador do Distrito 463, rotariano Newton Leopoldo da Câmara. A Presidência da mesa proferiu significativo discurso, cujas notas predominantes foram a da satisfação do dever bem cumprido pela comissão que presidia e a certeza de ter o clube padrinho criado uma novel entidade rotária, com tôdas as condições favoráveis para honrar Rotary Internacional. Ao ensejo de ser lembrada a necessidade da eleição de um conselho Diretor, o rotariano fundador, Hilton Dácio Trevisan, sugeriu a reeleição do conselho diretor provisório, como já foi em outra ocasião mencionado, o que foi feito por aclamação geral. Considerando o fato da eleição, o rotariano Arides Pinho, transferiu a presidência ao companheiro Mário Augusto de Queiroz, sob ovação geral. As primeiras palavras proferidas pelo companheiro Presidente, reafirmaram os seus propósitos de, com o auxílio dos companheiros, apresentar resultados concretos conseqüentes de uma administração de bôa vontade, afim-de corresponder a honra que se lhe endereçava, com a reeleição. Após estas palavras, o Diretor do Protocolo fez, com eficiência e propriedade, as comunicações de estilo. Terminada a tarefa do protocolo, a presidência solicitou se fizessem as auto-apresentações, o que foi realizado. A seguir, o rotariano Osmário Zilli, presidente do Rotary Club de Curitiba, clube padrinho, usou da palavra para emitir proveitosos e amigáveis conceitos, saudou o novo clube, disse do regozijo dos seus companheiros e seu Pela instalação do Curitiba Oeste, referiu aos valores essenciais de uma nação que eram coincidentes com os objetivos de Rotary e, em derradeiro, formulou repassados votos de urna longa e profícua vida rotária ao clube que nascia nesta memorável reunião. O rotariano Newton Leopoldo da Câmara Governador do Distrito 463, agora com a palavra, para agrado geral, discorreu sobre vários assuntos pertinentes a Rotary e às preocupações da governadoria, afirmando que a fundação de um novo Rot´ary Club em Curitiba, era acontecimento que reputava, o principal na sua gestão e dizendo que Curitiba comportava êste novo club, dada a pujança do Paraná em seu povo, e em sua economia privada e Pública; também expendeu largos conceitos a respeito da organizaÇão rotária em todo o mundo, com um acervo de cerca de quinhentos mil sócios, com 108 países figurados na geografia rotária; emitiu opinião sôbre a imperiosa necessidade da obediência ás regras de Rotary as quais vêm se sublimando através dos 53 anos de sua existência; comentou a indispensabilidade da freqüência e a coesão dos rotarianos; mencionou a importância do ingresso em Rotary, fato êste que traria a introdução de novos hábitos sociais na rotina da vida de cada um dos novos egressados; formulou convite para que os novos rotarianos e o novo Rotary se fizessem presentes na Conferência Distrital, afixada para os dias 13 a 16 de março: congratulou-se com a eficiência do trabalho desenvolvida pela comissão do club padrinho e, finalmente, almejou aos noveis rotarianos, uma crescente vida rotária. O rotariano Anielo Pierri, fundador do Rotary Club de Curitiba, em seu nome e no nome do seu companheiros fundadores deste mesmo Rotary, rotariaos José Pereira de Macedo e Francisco Johnscher, externou a emocão em poder testemunhar a fundação do novo club, em Cu ritiba, fato que consideravam a coroação de seus esforços de a 25 anos atrás. O rotariano João Ernani Bettega, do Rotary Club de São José dos Pinhais, fez, oportuno paralelo entre o seu club e o agora instalado. Tomando por tema "o objetivo de servir", o rotariano Otávio de Sá Barreto, do Rotary Club de Curitiba, em magnífica locução, ministrou valiosos conhecimentos sôbre o objetivo supremo de Rotary.

Ninguém mais desejando usar da palavra, o Presidente formulou agradecimentos a todos quanto, de um ou de outro modo, haviam concorrido para a fundação do Rotary Club Curitiba Oeste e haviam permitido que se desse uma instalação festiva, sadia e eminentemente rotariana. Ao encerrar a sessão, o Presidente exortou aos presentes a saudarem a bandeira do Brasil, com uma salva de palmas.

 

 

 

Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri