Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - R.C. de Curitiba Oeste - Distrito 4730 - © 2013
   | | | | |
 
   
Rotary Club de Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste

Rotary Club de Curitiba Oeste Tudo sobre Rotary Rotary Club de Curitiba Oeste Notícia do Curitiba Oeste Rotary Club de Curitiba Oeste Notícias e Informações

 

Curitiba Oeste Comemora 53 Anos

23/2/2011

O Rotary Club de Curitiba Oeste comemorou, no último dia 22 de fevereiro, seus 53 anos de ininterruptas atividades.

A festiva que recebeu aproximadamente 100 pessoas, teve a honra de contar com o Governador do Distrito 4730 Alcir Sperandio e o Diretor de Rotary International, Antonio Hallage, além de EGDs e Ex-Presidentes.

Rotary Club de Curitiba Oeste ! Comemoração dos 53 Anos
Presidente Ilian, EGD Ilma, DRI Hallage e Presidente Eleito Sergio

Para coroar com chave de ouro a celebração, o Curitiba Oeste admitiu mais um sócio, o agora Companheiro, Antonio Cleudo Tosin Lopes. Cleudo é fundador do Instituto Lopes Brasil de Desenvolvimento Humano, organização que tem como Missão apoiar pessoas e organizações na busca pela Excelência e Desenvolvimento Contínuo.

Rotary Club de Curitiba Oeste ! Comemoração dos 53 Anos
Presidente Ilian, EGD Ilma, DRI Hallage e Presidente Eleito Sergio
Rotary Club de Curitiba Oeste ! Comemoração dos 53 Anos
Fernado, filho do Companheiro Cleudo, prestigiando a sua admissão. Ao lado do Companheiro Sergio, a Oftalmologista Elaine Maria, sua irmã.

O EGD 1976/1977, Ivo Arzua Pereira, proferiu a palestra sobre as memória do Curitiba Oeste e foi muito aplaudido e parabenizado pelos presentes (vide resumo da palestra ao final desta).

Rotary Club de Curitiba Oeste ! Comemoração dos 53 Anos
EGD Ivo recebendo o Diploma do DRI Hallage. Presidente Ilian e Esposa do EGD Ivo - Maria Helena também na foto.

O Governador Alcir Sperandio e o DRI Antonio Halagge fizeram uso da palavra, parabenizando o Clube pelos anos de atividades e ações notáveis à comunidade.

Ao final da Festiva o som inevitável do "parabéns para você" ao Clube, que contou com as vozes de Companheiros da maioria de seus afilhados e clubes mais chegados. Um bolo encomendado específicamente para esta ocasião foi degustado pelos participantes.

Rotary Club de Curitiba Oeste ! Comemoração dos 53 Anos
O bolo degustado durante a festiva
Rotary Club de Curitiba Oeste ! Comemoração dos 53 Anos
Os aniversariantes do mês tabém foram homenageados durante a festiva

Ao final da reunião, os ex-presidentes presentes se apresentaram para foto histórica.

Rotary Club de Curitiba Oeste ! Comemoração dos 53 Anos
Foto Histórica com Ex-Presidentes o Governador e o DRI

Após a reunião as integrantes do conjunto Samba de Saia, que abrilhantou o evento, posaram para foto com seu ex-professor, o EGD Paulo de Tarso.

Rotary Club de Curitiba Oeste ! Comemoração dos 53 Anos
EGD Paulo de Tarso ao lado de suas ex-alunas, integrantes do conjunto Samba de Saia

No dia 25 de fevereiro de um mil novecentos e cinqüenta e oito, houve a instalação provis6ria do Rotary Club Curitiba Oeste, na ocasião de sua primeira reunião ordinária. Foi um dos acontecimentos mais auspiciosos. Honraram a sessão com suas presenças, o Governador do Distrito 463, rotariano Newton Leopoldo da Câmara, o Presidente do Club Padrinho, rotariano Osmário Zilli, o representante especial do Governador, rotariano Arides Pinho, a comissão organizadora do novo Rotary e inúmeros outros rotarianos visitantes. Esta sessão foi aberta pelo rotariano Arides Pinho o qual, depois de ter pedido para que todos os presentes saudassem o Pavilhão nacional com uma salva de palmas, continuou dizendo das finalidades da reunião. Ao ventilar a necessidade da eleição de um conselho diretor, levantou-se o sócio fundador, compa nheiro Hilton Dácio Trevisan e propôs fosse reconduzida à direção do novo Rotary os membros do Conselho Diretor provisório, os quais tão sabiamente tinham dirigido este núcleo inicial. (Trecho da história da instalação do Clube escrita por Ataliba Moreira, nosso saudoso Companheiro - clique aqui para ler na íntegra).

Abaixo um resumo da palestra do EGD Ivo Arzua.

Rotary Club De Curitiba Oeste
53º Aniversário de Fundação
25/02/1958 - 25/02/2011

I)- PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS E FILOSÓFICOS

1.1)- DEFINIÇÃO DE ROTARY:
O Rotary International é definido como uma Associação de Rotary Clubs do Mundo inteiro constituídos por líderes empresariais e profissionais de todas as especialidades, com os seguintes objetivos:
a)- prestar serviços humanitários;
b)- fomentar elevado padrão de ética em todas as atividades de organizações privadas e comunitárias;
c)- contribuir para estabelecer e manter a Paz e a Boa Vontade entre todos os Povos e Nações do Mundo.

1.2)-O OBJETIVO DE ROTARY:
O primeiro objetivo de Rotary prescreve "0 desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir", o que sugere a realização de trabalho voluntário em equipe.

1.3)-A PROVA QUÁDRUPLA:
É de transcendental importância lembrar também o conteúdo e o significado da Prova Quádrupla do que nós pensamos dizemos ou fazemos:
1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados ?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

1.4)- O LEMA "DAR DE Sí ANTES DE PENSAR EM SÍ":
Este lema significa que, um verdadeiro rotariano, deve sempre colocar sua índole humanitária acima dos seus interesses puramente personalistas e egoístas, como sejam: vaidade, riqueza, luxo, poder e outros.

1.5)- O LEMA "MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE" :
Este lema significa que, quanto maior e melhor for a qualidade do serviço prestado, maiores serão as probabilidades de gerarem "boa vontade e melhores amizades", conforme preceitua o item 3 da Prova Quádrupla, exatamente por "ser benéfico a todos os interessados" , segundo estatui o item 4 da ´Prova Quádrupla".

II)- O VOLUNTARIO ROTARIANO E O PERFIL DA SUA PERSONALIDADE:
O perfil da personalidade do Voluntário Rotariano fica perfeitamente delineado pelo seu empenho em tornar esplendorosa realidade o Ideal de Servir, em qualquer das quatro Avenidas: Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais e Serviços às Novas Gerações.
Através do edificante e exemplar trabalho de todos os queridos Companheiros deste querido Rotary Club, numa luminosa trajetória de 53 anos de existência, pudemos construir um maravilhoso patrimônio de realizações rotárias e comunitárias das quais, citaremos como símbolo de todas as demais apenas algumas delas, como sejam:

 Criação da Fundação da Unidade Rotária de Curitiba - FUR;
 Criação da Fundação da Amizade Rotária - FAR;
 Criação do Rotaract e do Interact Clubs de Curitiba Oeste;
 Criação da REGOPAR;
 Criação do Colégio de Governadores;
 Constituição do 1º Grupo de Intecâmbio de Estudos entre o nosso Distrito 463 , atualmente 4730 e o Distrito 517 da Califórnia nos Estados Unidos da América do Norte.
 Sede da F.U.R.: cuja construção desta bela e acolhedora sede dos Rotary Clubs de Curitiba que, desde as gestões para a elaboração e aprovação do projeto de lei municipal de doação deste imóvel (5.879 de 25/09/78) , contou com o apoio decidido e dedicado dos companheiros rotarianos deste e dos demais 11 (onze) Rotary Clubs que então existiam.
 Atividades Comunitárias: Entre as na permanente prática do Ideal de Servir, o nosso Querido Rotary Club de Curitiba Oeste, vem se destacando pelo apoio e ajuda à entidades dedicadas à Assistência Social, tais como:- Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, "Pequeno Cotolengo", Escola Dom Orione, e nestes últimos anos na construção e funcionamento da Escola da Macieira e atividades educacionais comunitárias no local, em Bocaiúva do Sul, o que muito orgulha a todos nós deste Rotary Club e eleva a imagem do Rotary.

III)- PROJEÇÃO DO ROTARY CLUB DE CURITIBA OESTE EM ATIVIDADES DISTRITAIS:
Felicitando calorosamente todos os rotarianos do nosso Rotary Club por sua maravilhosa trajetória de realização do Ideal de Servir, solicito o caloroso apoio dos Companheiros para simbolizar todos nós no nome dos fundadores, quais sejam Guido Arzua, membro da comissão fundadora nomeado pelo Governador do Distrito Júlio Moreira, 1º Presidente do nosso clube, Governador do nosso Distrito Rotário e Diretor de RI, e dos Rotarianos Fundadores que conosco convivem Governador Hilton Dácio Trevisan e Presidente Duílio Nigro Sanways, aos quais agradecemos por esses 53 anos de relevantes serviços prestados.

IV)- PROJEÇÃO DO ROTARY CLUB DE CURITIBA OESTE EM ATIVIDADES INTERNACIONAIS:
Além das valiosíssimas contribuições dos Companheiros Governador Hilton Dácio Trevisan e Diretor Guido Arzua, não poderíamos deixar de lembrar a decisiva atuação dos Companheiros deste querido Rotary Club na vitoriosa realização do Programa Pólio Plus do Rotary International que promoveu o combate e extinção da Poliomielite em todo o mundo.

Também não poderia deixar de exaltar a 1ª Vídeo Conferência, realizada ao meio dia do dia 23 de fevereiro de 2010, na gestão do Companheiro Presidente 2009-2010 Carlos Alexandre, e organização do Companheiro Sérgio Luiz, registrando a Iª Reunião Conjunta Intercontinental entre o Rotary Club de Curitiba Oeste - Brasil e os sete Clubes do Grupo 7 da região de Mafra – Portugal, com o objetivo de comemorar os 105 Anos de Rotary International e os 52 Anos do Rotary Club de Curitiba Oeste.

Com muita emoção e gratidão não poderia deixar de lembrar que em função da ajuda que sempre tive dos companheiros deste Rotary Club recebi das mãos do Presidente de R.I. Charles C. Keller (1987/1988 ) um belo troféu do Programa Polio Plus com os dizeres "allayng suffering with service"- amenizando o sofrimento com serviço; das mãos do Presidente de R.I. Glenn Kinross (97/98 ), durante a realização do Congresso Rotário do Brasil, no Rio de Janeiro, dias 19 a 21 de Março de 1998 em celebração ao 75º Aniversário de Rotary no Brasil, recebi o prêmio outorgado pelo Conselho Diretor de R.I. denominado " Rotary Service Above Self ", com os seguintes dizeres: "O Conselho de Diretores de Rotary International outorga este prêmio a Ivo Arzua Pereira, o qual pela sua devoção e esforços exemplares encarna o Lema de Rotary Service Above Self"; e, finalmente das mãos do Presidente da Fundação Rotaria e ex-Presidente de R.I. Paulo Viriato Correa da Costa ( 1990/91),o troféu "Act With Integrity, Serve With Love, Work For Peace"´, por ter sido Site Visitor do Programa 3 H ( hunger, health, humanity) em Bilaspur, Índia ( 1996).

V)- CONCLUSÃO:
Eis porque Queridos Companheiros do Rotary Club de Curitiba Oeste ficamos emocionados de lembrar rapidamente algumas das mais notáveis, entre as centenas de realizações rotárias e comunitárias, que compõem a gloriosa trajetória histórica de 53 Anos de existência do nosso querido Rotary Club, graças à grande dedicação de todos vocês a realização do IDEAL DE SERVIR.

Seria imperdoável omissão nossa não ressaltar o fecundo e valioso trabalho rotário realizado pelo atual Conselho Diretor sob a Presidência da Companheira Ilian Lopes Vasconcelos.

E, para encerrar esta homenagem ao nosso querido Rotary Club de Curitiba Oeste, lembro também, com muita emoção, que quando em fevereiro de 1967 o Presidente da República eleito pelo Congresso Nacional, Arthur da Costa e Silva foi homenageado pelos Rotary Clubs do Distrito, ao tomar conhecimento das importantíssimas realizações rotárias, incentivando esse maravilhoso trabalho que, afirmou categóricamente, seria de grande ajuda em sua gestão presidencial, emocionado concluiu sua oração com a seguinte frase:

"Quem não vive para servir,
não serve para viver"

Curitiba, 21 de fevereiro de 2011
Companheiro EGD Ivo Arzua Pereira

  Voltar
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
Leia mais [+]
[+] Lista Completa de Notícias
"Ausente a Cultura, prevalece a força da ignorância." João Darcy Ruggeri